Alongamento em gel danifica as unhas?

O uso das unhas em gel vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos, e com isso também existe a preocupação de muitos sobre se este tipo de procedimento poderia causar sérias consequências as unhas naturais como deixá-las muito finas.


alongamentos em gel
alongamentos em gel

O uso das unhas em gel vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos, e com isso também existe a preocupação de muitos sobre se este tipo de procedimento poderia causar sérias consequências as unhas naturais como deixá-las muito finas.

Dependendo da procedência dos produtos usados nas unhas, podem causar danos ou fungos. Por isso, precisamos entender como funciona a estrutura das unhas naturais, sua função e como o procedimento deve ser realizado para evitar danificar as unhas.     

Estrutura das unhas naturais

A estrutura da unha natural possui 15% de água e 4% óleo e é um tecido queratinizado (oniquina) morto (duro) de aparência translúcida que agrega proteína, cistina, arginina, água e é rica em enxofre, por isso sentimos aquele odor quando lixamos.

Na placa ungueal que são as unhas não possui qualquer tipo de terminação nervosa, por isso quando cortamos as unhas não sentimos absolutamente nada, assim como acontece quando cortamos o cabelo, não sentimos nenhuma dor.

Assim, entendemos que a conexão que as unhas irão ter com nosso organismo é somente pela matriz ungueal onde se encontram os vasos sanguíneos que são os responsáveis por nutrir as unhas ou lâminas.    

Função das unhas naturais 

A unha natural foi projetada com um sistema de proteção para os dedos, logo, as camadas da unha ficam como que empilhadas como se fossem várias folhas de papel agindo como barreiras contra a maioria das substâncias, exceto a água.

A Lâmina não absorve substâncias

Visto que as unhas possuem apenas 15% de água e 4% de óleo, e por isso conclui-se que ela é impenetrável para substâncias que são usadas por exemplo no procedimento do alongamento, como prep que contém álcool, acetato de etila que está presente no prime que tem menos ácido e o ácido metacrílico que são aplicados sobre a unha para fixação do gel.

A lâmina ungueal (unha) é considerada impenetrável. Para que ela absorva uma substância é necessário que essa substância seja precisa solúvel em água e óleo ao mesmo tempo e as substâncias que usamos no procedimento de gel não são solúveis em óleo, por exemplo.

Outro fator importante é que para a unha absorver algo do meio externo ela precisa ficar imersa por pelo menos 3 minutos, e o álcool usado, por exemplo, some em alguns segundos, então não é possível que a unha absorva.

Procedimento correto    

Considerando que a unha é impenetrável, o único modo de ela ser agredida permanentemente é prejudicando a matriz ungueal de onde ela vem, ou seja, de dentro para fora.    

Neste sentido, o cientista Dr. Douglas D. Schoon especialista diz que tudo o que a lâmina ungueal precisa para crescer e funcionar adequadamente é entregue pelo fluxo sanguíneo para a área da matriz ungueal que consequentemente nutre a unha.    

Assim, para se ter unhas lindas e saudáveis é necessário estar nas mãos de um profissional responsável. Durante a preparação, que é o primeiro passo, irá realizar apenas um leve lixamento com lixa de gramatura 100/180.    

O procedimento mencionado acima, é incapaz de gerar danos permanentes sendo retirado apenas o brilho da lâmina para que o gel tenha melhor aderência e logo em seguida o prep que em segundos some.    

Lembrando que o primer utilizado é em seguida absorvido pela primeira camada de gel que logo é colocado na cabine para secar completamente, não causando nenhum dano a estrutura da unha.    

Conclui-se que o profissional tem um papel extremamente importante, porque este deve utilizar produtos de qualidade com selo da ANVISA, que terão componentes específicos para unhas já que estes são utilizados até mesmo pela medicina, além disso, irá realizar o procedimento de forma correta e orientar os cuidados que a cliente deve ter com o alongamento.